terça-feira, 5 de abril de 2011

Para as amigas(os) que gostam de surpreender com doces gostosos.....

Uma receita de cocada que me acompanha há muitos anos... presente da amiga quituteira, Renata do Sossego. Nós costumávamos nos reunir, Ela, Margareth e eu ,uma vez na semana para trocarmos sabores e saberes... que saudades... As meninas (Mel, Let e Deni) enchiam a casa de amigas(os) as (os)  quais, sempre, me estimularam a continuar na minha jornada de aprendiz de cozinheira... achavam tudo uma delícia... tia Mara... a cocada! o pão de queijo! o bolo de chocolate! um por dia, e o que não  podia faltar, nunca, o suco de maracujá. Uma desta meninas, a querida e meiga Fernanda Lonardoni, reavivou essas memórias ao comentar sobre o Blog e  lembrou das cocadas. Atendendo ao pedido dela, homenageio todas(os) vocês com essa delícia da nossa rica culinária.


Cocada
01 lata de leite condensado
07 colheres de (sopa) de açúcar
01 côco grande ralado grosso (como batata palha)
Meia colher de (sopa) de manteiga 
                                            
Como Preparar
Junte todos os ingredientes em uma panela, de fundo grosso (adoro as Eternas da Nigro), misture bem com uma colher de pau, leve ao fogo alto, mexendo sempre, até despreender do fundo da panela e estiver borbulhando. Retire do fogo e bata por + ou - 10 minutos.
Unte uma assadeira ou granito (como preferir). Comece a moldar as cocadas, com 02 colheres, com uma você pega a cocada com a outra ajeita e coloque na superície untada. Deve ser rápido senão esfria e açucara. Deixe secar.

Dicas: Deve-se fazer em fogo alto para que a cocada fique branca. Caso queira mais morena, faça em fogo bem baixo.

Conselho (se fosse bom não dava...vendia)
Amantes da cozinha...quando preparamos uma nova receita, (nunca experimente ao receber visitas), sempre esperamos que tudo dê certo, mas, infelizmente, nem tudo são flores, às vezes colocamos tudo a perder... não desespere, encare como um desafio... repita... repita...
a perfeição se consegue com a repetição. Sabiam que Van Gogh, na sua fase alucinada,  pintava 100 quadros por dia e os jogava fora ?

2 comentários:

  1. Tia Mara, fiquei tão feliz de ver a receita no blog ! Obrigada pelas palavras… Essas lembranças são preciosas e são a prova de que os momentos foram super especiais. Vou procurar o côco aqui e me aventurar. Um grande abraço e parabéns pela inciativa do blog !

    ResponderExcluir
  2. Tia Mara! Parabéns pelo blog!
    Como era bom aquele tempo...reunir com as amigas a tarde e a noite também...Quantas sextas-feiras dormimos na sua casa para assistir filme, colocar as fofocas em dia, e aí era só comilança: cocada, pão de queijo, bolo de chocolate, doce de leite ninho, brigadeiro, tortas, e para beber o famoso suco de maracujá. E no dia seguinte acordavamos cedo para tomar sol...Que saudades! Como disse a Fer essas lembranças são preciosas e são a prova de que os momentos foram super especiais!!!

    ResponderExcluir